MEMÓRIA ESCRITA

Profissional

FCM Unicamp.jpg

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi. Foi professor desta Faculdade desde 1969 e se aposentou quando sua idade o obrigou.
Graduou-se em Medicina pela FMRPUSP (1960), Residência em Cirurgia Geral no Bronx-Lebanon Hospital Center de N. York, NY (1962-1966) e em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, NC (1967-1968), doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (1973) e Pós-doutorado pela Universidade de Harvard no Massachusetts General Hospital de Boston, MA (1981-1982). Em 2017 recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp.
Com excelente formação profissional, foi grande motivador de alunos e residentes, rigoroso com a prática médica qualificada e deixa um expressivo legado de contribuição em Medicina Intensiva para todo o Brasil e o mundo. Sua trajetória muito valorizou nossa Faculdade, o Departamento de Cirurgia e a Área de Medicina Intensiva no cumprimento dos nossos objetivos. Muito obrigado por tudo. Sua história está incorporada à história da Faculdade de Ciências Médicas.

Prof. Dr. Luiz Carlos Zeferino

Diretor da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp


Prof. Dr. Claudio Saddy Rodrigues Coy

Diretor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp


Prof. Dr. Ubirajara Ferreira

Chefe do Departamento de Cirurgia


Prof. Dr. Antônio Luis Eiras Falcão

Chefe da Disciplina de Fisiologia e Metabologia Cirúrgica do DC/Unicamp - área de Medicina Intensiva do HC/Unicamp


Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo

Chefe da Disciplina de Moléstias do Aparelho Digestivo do DC/Unicamp

AMCI.jpg

La Asociacion Colombiana de Medicina Crítica y Cuidado Intensivo - AMCI - lamenta el fallecimiento del Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi, médico intensivista Ex-presidente de la Asociación de Medicina intensiva Brasilera y Ex-vicepresidente de la FEPIMCTI entre los años 2007-2011.
Acompañamos en su dolor a su familia, amigos y colegas.

José Luis Accini Mendoza
Presidente Junta Directiva Nacional AMCI

amib-logo.jpg

É com grande pesar que informamos o falecimento do Prof. Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ex-presidente da AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira - neste dia 16 de novembro de 2020.
Os colegas da AMIB prestam suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos. 

AMIB
Associação de Medicina Intensiva Brasileira

logo_commec.jpg

El Colegio Mexicano de Medicina Crítica (COMMEC) se solidariza con la Asociación de Medicina Itensiva Brasileña (AMIB) ante la irreparable pérdida del Dr. Prof. Renato G. G. Terzi.

 
La medicina intensiva de Latinoamérica y del mundo han perdido a uno de sus más grandes exponentes. Expresamos nuestro más sentido pésame a sus familiares y amigos, así como a nuestros colegas intensivistas de Brasil. 

COMMEC

Colegio Mexicano de Medicina Crítica

ETC.jpg

I am writing to offer my condolences on the news of your father's death on behalf of the European Trauma Course and the ETC family.


It is such sad news to hear of his passlng. I met your father last year when I came to Brazil to help launch the European Trauma Course with South America. Without his vision and support this would not have happened and the trTC family are eternally grateful for this.


I remember our conversations over dinner both in May 2019 and latterly in December 2019 and was struck by his enquiring mind and vision as to how modern trauma care should be delivered and more importantly how there could be a collaboration betrveen the societies in Brazil and Europe. Without this, there would not be ETC Brazil.


At this time of sadness, there is very little that can be said that helps with the pain and suffering that comes with the loss of a loved one. Over time, as the pain eases, you can take pride in the knowledge that your father contributed to the care of patients and most importantly made a difference. This is shown by the love that people have for him.


Our thoughts go to you, your brothers and your family at this time.


God bless you all with kindest regards,

Alistair Mountain

International Chair of Course Management Committee of ETC
On behalf of the European Trauma Course Organisation


FMRP USP.jpg

É com profundo pesar que a FMRP informa o falecimento do Professor Doutor Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ocorrido ontem (16/11/2020), na cidade de Campinas. O Professor Terzi era egresso da FMRP-USP, onde se graduou na IV Turma (1960). Ele foi fundador da UTI do HC Unicamp, Chefe do Departamento de Cirurgia da FCM-Unicamp e Presidente da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB). Deixa seu legado na história da Medicina brasileira e seus princípios certamente se propagarão através de inúmeros profissionais de saúde que ajudou a formar. Nossa solidariedade aos familiares e amigos.

Valdair F Muglia M.D., Ph.D., FSAR

Diretoria da FMRP-USP


Ribeirao Preto School of Medicine

University of Sao Paulo - Brazil

SOPATI.jpg

Hoje, 16 e novembro de 2020, a Comunidade Intensiva Brasileira perde um de seus mais importantes representantes: o Prof. Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi. Contar a história do Dr. Terzi é contar a história da Medicina Intensiva em nosso país. O médico se orgulhava de ter trazido do exterior muitas inovações para o tratamento do paciente crítico.


A DIRETORIA DA SOPATI, em nome de toda comunidade intensivista do Estado de São Paulo, presta sua condolência aos familiares, amigos e alunos desse grande médico! 

Diretoria da SOPATI

Marcus Fadel.jpg

Quando penso que só tive contato por um ano com o Dr.Terzi, tenho a sensação de estar enganado. Pois sua influência impregnou de tal forma minha carreira profissional e pessoal, que tenho a impressão de que desde a residência em UTI (há mais de 30 anos!) o Dr.Renato não se afastou de mim por um só dia. Olhando assim para o passado, vem-me a certeza de integrar uma elite, aquela dos que se orgulham de terem trilhado parte de seu caminho ao lado de uma pessoa ímpar no mundo. Alguém que mesmo nos nossos erros ou ignorância conseguia enxergar virtudes e nos encorajar a perceber nossos potenciais. Um Médico que embelezava nossa profissão combinando-a à graça das artes e à graça e humor da vida, acendendo em cada um de seus discípulos o farol seguro do caminho a seguir, do mestre a imitar.


O destino nos impediu de prestar o último adeus pessoalmente, mas mesmo nisto há um sentido: que razão afinal existiria em dizer adeus a alguém, se na realidade através de seu exemplo ele seguirá conosco a cada dia? 


Que esta Estrela-Guia de tantos médicos repouse em paz no firmamento, sem nunca se apagar em nós. 

Marcus Fadel

AMIB DF.jpg

A medicina intensiva brasileira perde, no dia de hoje, um dos seus maiores expoentes. Prof. Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi. Pioneiro na medicina intensiva brasileira, Renato Terzi foi responsável pela implantação das inovações tecnológicas para o tratamento dos pacientes críticos no Brasil. Lutou para que o tratamento dos pacientes críticos fosse mais humano e sem sofrimento. Formado pela FMRP-USP e doutor pela UNICAMP, Terzi foi presidente da AMIB nos anos de 1996 e 1997.

A AMIB-DF homenageia o grande mestre agradecendo-o pela fundamental contribuição para o engrandecimento da medicina intensiva brasileira.

Associação Medicina Itensiva
AMIB - DF

Andre Nunes.jpg

Também fiquei órfão hoje...
Ele sempre estará junto comigo a cada paciente que eu cuidar...

Um grande beijo a todos vocês!

André Nunes

Claudineia.jpg

Cris,
Primeiro, gostaria de te dizer, se há algo que eu possa fazer, estou à disposição. 
Nosso relacionamento vai além das atividades nas quais fomos colegas de trabalho.
Por um acaso, conheci seu primo, antes de te conhecer, e tive a honra de conhecer seus tios, primos, seus pais e irmãos,  e você, de um outro ângulo. 
Compartilhamos outras perdas, suas e minha.
Compartilhamos experiência de mães. 
Compartilhamos uma vida na UTI, entre plantões, angústia e festas.
Seu pai, além de Mestre e idolo,  é a motivação para todos nós. 
Enfim, estou à sua disposição, pode me chamar quando for preciso.
Um grande abraço!

Claudineia

Lika.jpg

Professor Terzi foi um admirável e querido professor, contribuiu muitíssimo para minha formação. 
Sou imensamente grata e muito feliz pela alegre convivência durante muitos anos. Lembro com alegria nas manhãs eu passava plantão para ele, seu bom dia juventude, seguido de um "querida Lika". 
Meu coração hoje mais triste se une ao de vocês que também desfrutaram da companhia ensolarada do professor.

Lika

Mariana  .jpeg

Não sei se sou digna para falar do Prof Dr Renato Terzi. 
Saí de Uberaba para fazer um estágio na Unicamp, e então conheci um ídolo. Alto, forte, fala alta e animada, palavras fortes, conhecimento transbordando pelos poros. 
“O que é isso?” Perguntou ele. Me entregou o punho de um paciente chocado nas mãos. 
Quase engasguei, dei uma titubeada e falei: “pistol shot”. 
Dr Terzi abriu um sorriso como um pai orgulhoso. Acariciou minha cabeça e disse: “muito bom”. 
Muito mais tarde nos encontramos em um simpósio, e Dr Terzi me perguntou como eu estava: eu respondi: estamos aí! 
Levei uma bronca.
É essa lembrança que guardo dele: um pai . Dr Terzi acariciava e batia, como um pai que educa seus filhos.... e o fazia com toda propriedade.
Missão cumprida, professor.

Mariana de Medeiros Matsushita

SBAIT.jpg

A SBAIT lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Renato G.G. Terzi , nesta segunda-feira, 16 de novembro.
Considerado um dos pioneiros em Medicina Intensiva no Brasil, Prof. Dr. Terzi , inspirou a todos durante sua carreira.
Formado em 1960 pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Dr. Terzi fez Residência em Cirurgia Geral em Nova York e Residência em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Universidade da Carolina do Norte e Pós-doutorado pela Universidade de Harvard no Massachusetts General Hospital de Boston, MA (1981-1982). Atuou em Cirurgia Cardíaca até 1986, quando se dedicou integralmente à Medicina Intensiva. Recebeu o título de Professor Emérito da Unicamp, em 2017.
Registramos nossos sentimentos à família e nossa gratidão por todos os conhecimentos e momentos compartilhados.
Prof. Renato Terzi, amigo e inspirador dos Cirurgiões de Trauma do país

SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado)

FEPIMCTI.jpg

En nombre de la FEPIMCTI, este consejo directivo, quiere enviarle a la AMIB y hacerle extensivo a la familia, nuestras condolencias, por el fallecimiento del Dr. Renato Terzi, quien en vida, fuera vicepresidente de nuestra federación en el periodo 2007/2011.

Dr. Nestor Raimondi (Presidente FEPIMCTI)

CBC logo_vertical_png.jpg

Com pesar, comunicamos o falecimento do nosso grande Prof. Dr. Renato G. G. Terzi, que tanto contribuiu com área de Cirurgia e da Terapia Intensiva no Brasil e no mundo. Autor de mais de dez livros e mais de 100 trabalhos científicos, foi também editor de 18 livros da Série: “Clínicas Brasileiras de Medicina Intensiva”, da AMIB. Na sua gestão à frente da AMIB, foi criado o Programa de Estágio, hoje conhecido e revitalizado como PEMI – Programa de Especialização em Medicina Intensiva. Até 2002, a AMIB havia formado mais de 1.000 intensivistas com este projeto. Foi uma honra contar com o seu conhecimento, talento e experiência. Obrigado!

CBC (Colégio Brasileiro de Cirurgiões)

SOMITI.jpg

É com grande pesar que a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) informa o falecimento do Professor Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi, ex-presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), hoje 16 de Novembro.

Esteve sempre presente a frente das ações pela valorização dos intensivistas e deixará certamente um grande legado. Excelente professor, será lembrado para sempre por aqueles que tiveram o privilégio do convívio.

Gravado na história da Medicina Intensiva Brasileira, será uma perda enorme para a especialidade.

SOMITI (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva)

SMCC.jpg

O Prof. Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi era cardiologista e cirurgião, associado à SMCC desde 1994 passando a associado remido a partir de 2010.
Graduou-se em Medicina pela FMRPUSP (1960), fez Residência em Cirurgia Geral no Bronx-Lebanon Hospital Center de N. York, NY (1962-1966) e em Cirurgia Torácica e Cardiovascular na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill, NC (1967-1968), doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (1973) e pós-doutorado pela Universidade de Harvard no Massachusetts General Hospital de Boston, MA (1981-1982).
Com excelente formação profissional, foi grande motivador de alunos e residentes, rigoroso com a prática médica qualificada e deixa um expressivo legado de contribuição em Medicina Intensiva para todo o Brasil e o mundo. São inúmeras os testemunhos e lembranças de ex-alunos e colegas enaltecendo e agradecendo a figura e os ensinamentos do Dr. Renato Terzi.
Sua trajetória e associativismo engrandecem a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e a Medicina como um todo.
A história do Dr. Renato Terzi está marcada em nossa cidade, no nosso país e na nossa Entidade.

SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas)

ABRAMEDE.jpg

Dia 16 de novembro de 2020 uma data marcada de profunda tristeza para a Medicina Intensiva, para  a Medicina de Emergência e para toda a classe médica brasileira devido o falecimento do nosso querido amigo, e colega Prof. Terzi.

Cirurgião com formação nos Estados Unidos, professor titular do Departamento de Cirurgia da UNICAMP e depois de Terapia Intensiva, onde dedicou sua vida profissional e acadêmica.  Uma história marcada de muitas homenagens e reconhecimento.

Recebeu o Título de Professor Emérito da Unicamp. Nos seus mais de 40 anos de professor na Unicamp formou centenas de cirurgiões e de Intensivistas.

A sua inquietude por salvar vidas nos momentos mais difíceis e inesperados o levaram para a  Medicina Intensiva. Lutou como ninguém para o reconhecimento da Medicina Intensiva como especialidade médica. Defensor incondicional da formação e da titulação, como valor profissional e segurança para os pacientes. Foi Presidente da AMIB,  Chefe de UTI, Coordenador de Residência em Med. Intensiva. Sua paixão sempre esteve voltada para o ato de ensinar daí sua longa carreira Universitária. A formação, a pesquisa e o ensino sempre foram uma marca no Prof. Terzi.  Publicou diversos livros, publicação de papers e desenvolveu diversos Cursos de Treinamento Intensivo. Sua felicidade era ensinar, desenvolver e criar projetos novos. Um entusiasta da arte de ensinar, de formar e de curar.

Foi um grande incentivador e lutador também no reconhecimento da Medicina de Emergência.

De uma simpatia, de uma generosidade, de uma alegria, de uma afetividade como poucos. Sempre rodeado de amigos, um otimista, entusiasta, inovador e um grande aglutinador.

Uma perda irreparável para a Medicina brasileira.

Fica aqui a nossa homenagem com muito carinho e agradecimento  da Abramede, para este grande homem, que deixa um imenso legado, que servirá de modelo, para as gerações futuras.

Luiz Alexandre Alegretti Borges e Hélio Pena Guimaraes

ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência)

EchoTalk.jpg

Faleceu o nosso amado professor Terzi.
Inspiração para a EchoTalk, site e escola.
Parceiro de cursos e professor inimitável
Deixou um legado imenso.

Echo Talk - Ecocardiografia e Cardiologia

Rachel depoimento.jpeg

Dr. Renato foi, para mim, um exemplo de como ser um excelente profissional, que uniu competência técnica, humanismo, empreendedorismo e corporativismo. Foi como diria “uma maravilha” ter com ele convivido.

Rachel Moritz

Antonio Falcão.jpg

Professor  Renato Terzi foi sempre um orgulho de nossa Medicina Intensiva do Hospital de Clínicas da UNICAMP.  Agradeço por todos os importantes momentos de aprendizado  que nos proporcionou. O mais importante vive no coração e nas memórias de uma vida dedicada à família e amigos.

Prof. Dr Antonio Eiras Falcão

Valeriana.png

COLEGA TERZI


A marca registrada deste meu incrível colega de turma era : MARAVILHA
Um profissional incrível que deixará saudades.

Dra. Valeriana

Alfio.png

AMIZADE

Grande professor, amigo , trabalhei muito com ele na gestão sua quando Chefe do Departamento de Cirurgia da FCM Unicamp. Foi presidente da banca de meu concurso para Livre Docência. Deixa muitas saudades

Alfio Jose Tincani

Evandro.png

Dificil encontrar palavras para falar sobre o Dr. Renato Terzi...
O melhor professor, amigo e parceiro que poderiamos ter, que poderíamos pedir...
Foram muitos ensinamentos, muitos caminhos que nos mostrou...
Nos ensinou a respeitar, a ajudar, a discutir, a não ter medo, a aventurar e a  trilhar qualquer caminho do conhecimento...
Foi sempre um amigo, aquele que sempre estava ao nosso lado, sempre apoiando, sempre trazendo alegria, sempre trazendo esperança... 
Obrigado por ter nos dado a honra de tê-lo conhecido e o prazer da sua companhia...
Nosso mundo nunca será o mesmo sem a sua presença!
Palavras nunca irão expressar o que voce significou para nós!!
Fique em Paz!
Muito obrigado!!

Dr. Evandro Luis Assis Ferreira

Fisioterapeutas.jpg

SALVE JUVENTUDE - Homenagem dos Fisioterapeutas

Nossas memórias guardam não só as palavras, mas o tom da voz inconfundível, forte e animada.
Tivemos o prazer e o privilégio de termos sido alunas do Dr. Renato, de termos trabalhado com ele, sejam em plantões, nos cursos e congressos. 
A presença dele em nossas vidas é muito marcante. Nossas vidas profissionais foram transformadas com os ensinamentos desse grande mestre. 
Retidão, compromisso e responsabilidade. O exemplo vinha dele próprio. Lembramos da pontualidade para pegar o plantão de manhã, os questionamentos na visita (ai de nós de não saber explicar os ajustes de oxigênio... kkk), das discussões clínicas onde fazia questão de nossa presença e de nossa opinião. 
A Fisioterapia da UTI do HC da UNICAMP tem muito a agradecer a esse profissional. Foram muitas oportunidades de aprendizagem, de experiências, de valorização e apoio. Sem ele jamais teríamos o Programa de Aprimoramento e o Curso de Especialização em Fisioterapia na UTI Adulto. Ele sempre enxergou a Fisioterapia como parceira nos cuidados dos pacientes da UTI.
Graças a eles fizemos parte da primeira turma de profissionais não médicos na Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia da FCM UNICAMP. Defensor de suas pupilas, ele nos exigia ao máximo, ao mesmo tempo que nos conduziu por caminhos que dariam a nós as Carreiras que temos hoje.
Nossa eterna saudade, gratidão e reconhecimento!
Descanse em Paz, querido Professor!

Cristina Guedes, Luciana Castilho, Rosimari Oliveira e Silvia Soares